Suprisul doa 10 computadores para o a ONG Refúgio 343

agosto 25, 2023

A Suprisul doou 10 computadores completos ao Refúgio 343, reconhecida como a principal ONG do Brasil em 2022, de acordo com o prestigiado Prêmio Melhores ONGs, uma das mais destacadas premiações no âmbito do Terceiro Setor.

Suprisul doa 10 computadores para o a ONG Refúgio 343

Esta instituição humanitária dedica-se à significativa tarefa de reintegrar social e economicamente refugiados e migrantes em todo o território nacional, seguindo uma abordagem sistemática e eficaz.

Os equipamentos doados desempenharão um papel fundamental na criação de um laboratório de informática. Este espaço inovador proporcionará cursos de Informática Básica e uma variedade de cursos profissionalizantes de ensino à distância (EAD), beneficiando refugiados e migrantes assistidos em Boa Vista, Roraima.

Dessa maneira, a organização busca ativamente fomentar a inclusão digital entre seus beneficiários, oferecendo apoio à qualificação profissional e à conquista da autonomia.

REFÚGIO 343

O Refúgio 343 nasceu em resposta ao que é hoje um dos maiores desafios migratórios da história da humanidade. A crise humanitária da Venezuela fez com que mais de 20% da população deixasse o país em busca de sobrevivência: são mais de 7,3 milhões de pessoas.

O Refúgio 343 é uma organização humanitária dedicada à reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes através do acolhimento e educação para promover o empoderamento de pessoas que buscam esperança no Brasil.

Acolhimento

O ponto mais elevado do trabalho é o deslocamento planejado (interiorização), processo que impulsiona a jornada do acolhimento e a conquista da reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes por todo o território nacional. Para isso, a organização trabalha de forma sistematizada, ativando e engajando a comunidade brasileira para o acolhimento voluntário e o setor privado para a empregabilidade.

Todas as famílias acolhidas pelo Refúgio 343 são monitoradas nos destinos finais, para garantir a adaptação e autonomia no curto prazo. Para isso, são definidos três critérios de cuidados básicos: saúde, educação e emprego. Quando esses direitos fundamentais são atingidos, as famílias acolhidas recebem um certificado de independência.

Desde a sua fundação, o Refúgio 343 já acolheu 3.730 pessoas. São 1.911 famílias, das quais 87% já se encontram independentes.

Educação

A educação é o caminho mais eficaz para a transformação social. É a chave para diversos processos de cidadania e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

A Escola Refúgio foi criada para oferecer ferramentas que preparam e aproximam os beneficiários de seu objetivo final: o recomeço.

A base curricular contempla 60 horas de português e 28 horas de educação intercultural, cursos que preparam, dão mais confiança e autonomia aos refugiados e migrantes.

Além disso, são oferecidos cursos profissionalizantes para facilitar a entrada dos alunos no mercado de trabalho.

Já são mais 3.805 certificações entregues pela Escola Refúgio e 1.944 alunos formados.

Agradecimento Refúgio 343 à Suprisul

Veja também no Blog da Suprisul: