Benefícios da locação de equipamentos de TI: 7 razões para contratar esta modalidade de serviço

outubro 21, 2020

Veja neste artigo os principais benefícios que a locação de equipamentos de TI pode proporcionar para a sua empresa

Benefícios da locação de equipamentos de TI: 7 razões para contratar esta modalidade de serviço

A pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, da Fundação Instituto de Administração (FIA), afirma que 46% das empresas adotaram o teletrabalho.

O mesmo levantamento revelou que 67% das empresas tiveram dificuldades para adotar o home office, sendo que 28% delas afirmaram ser por falta de estrutura de TI para fornecer equipamentos aos funcionários.

É neste momento de readequação no modelo de trabalho que as empresas percebem suas falhas. É neste momento também que adotar iniciativas como a locação de equipamentos de TI mostra seu poder.

A empresa que possui contrato com uma especialista em aluguel de informática jamais enfrentaria problemas, pois teria disponibilidade imediata de notebooks para os colaboradores.

Nós, da Suprisul, mostraremos os benefícios da locação de equipamentos de TI e explicaremos como funciona. Acompanhe todos os itens deste artigo!

SOBRE O OUTSOURCING E A LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE TI

A palavra outsourcing significa terceirizar serviços estratégicos. Na Tecnologia da Informação é quando uma empresa aluga notebooksdesktopstablets, impressoras, servidores e demais equipamentos de uma outra empresa especializada neste tipo de serviço.

A ideia existe desde a Segunda Guerra Mundial. Com os Estados Unidos ocupados na fabricação de armas, a solução das empresas foi terceirizar os seus setores estratégicos.

No Brasil, o outsourcing chegou em 1950 com as montadoras de veículos. Mas o modelo realmente ganhou força na década de 1980.

Se a década de 1980 representou o boom, o ano de 2020 trouxe recordes às empresas de outsourcing de TI. Com a quarentena imposta pela pandemia da Covid 19, o home office tornou-se a alternativa para muitos negócios continuarem ativos. A necessidade fez a demanda pelo aluguel de notebook crescer até 500%, em muitas consultorias.

O mercado registra novos clientes e também o aumento da demanda de empresas que já aproveitavam os benefícios da locação de equipamentos de TI antes mesmo da pandemia. Com tudo isso, as organizações passaram a perceber que esta modalidade de terceirização é uma ótima estratégia, não somente para um momento atípico como este, mas também como uma ação contínua, de médio e longo prazo.

E o principal motivo para alugar computadores e outros artigos de TI é poder concentrar-se em sua atividade fim. Dividir energia entre os objetivos de negócio e preocupar-se com atualização de equipamentos e softwares é algo que compromete seriamente a produtividade, especialmente em momentos de crise.

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE TI?

Benefícios da locação de equipamentos de TI: 7 razões para contratar esta modalidade de serviço

O grande propósito do aluguel de itens de informática é deixar as empresas focadas em seus objetivos. Contudo, isso é resumir superficialmente esta prática tão vantajosa. Por isto, apresentamos agora os 7 benefícios da locação de equipamentos de TI e como esta solução pode alavancar o crescimento de seu negócio:

  1. MELHORA A LIQUIDEZ DO NEGÓCIO

Um dos grandes benefícios da locação de equipamentos de TI é a possibilidade de não empatar capital na aquisição de ativos de rápida depreciação.

Além disso, com o aluguel de itens de informática, a empresa sabe exatamente o quanto gastará mensalmente. Desta forma, ela mantém o capital circulante e linhas de crédito disponíveis para as atividades que produzem lucro.

  1. VANTAGENS CONTÁBEIS, FISCAIS E FINANCEIRAS

Sobre este tópico, é possível elencar diversos benefícios relacionados à locação de equipamentos de TI.

O primeiro ponto é que, em geral, as prestações mensais da locação permanecem constantes de mês para mês, oferecendo às empresas estabilidade e previsibilidade nas finanças. Além disso, existem soluções muito completas, abrangendo várias ações. Isto permite que a organização reduza custos e possa redirecionar mais recursos à ampliação dos seus negócios. 

Outro aspecto relevante é que ao comprar computadores, por exemplo, a contabilização é como um investimento em ativos, o que implica em pagamento de Imposto de Renda. Assim, um dos benefícios da locação de equipamentos de TI é poder contabilizar este serviço como despesas operacionais, conseguindo deduzir do IR da empresa. 

Por fim, o serviço de outsourcing de TI também é responsável pela redução no custo do inventário no final da vida útil do equipamento.

Veja: imagine que um ativo de TI será depreciado em cinco anos, enquanto a sua vida útil é de apenas três. Na marca dos três anos, o desencontro cria um conflito interno de contabilidade.

Em uma situação como esta, a empresa será forçada a continuar usando um equipamento obsoleto, colocando-o num armazém para continuar a sua depreciação ou aceitando uma perda contabilística.

Com a locação, uma situação como esta não acontece, pois o outsourcing de TI permite à empresa “equalizar” o tratamento contabilístico à vida útil do equipamento.

  1. AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

A capacidade de produção de um negócio não pode parar porque um computador está com defeito.

Ao alugar equipamentos de informática com boas empresas, a organização contará com um suporte técnico altamente especializado on-line e presencial, com a agilidade que ela precisa (a Suprisul, por exemplo, oferece um SLA de até 8 horas), além de ter a garantia de uma rápida substituição de equipamentos, caso seja necessária. Dessa forma, nenhum setor da empresa ficará ocioso quando houver falhas em dispositivos.

Outro grande benefício de contratar uma locadora de equipamentos de TI é que a instituição não precisará se preocupar em pesquisar as novidades desse segmento em constante transformação. Isso porque, normalmente, é possível estipular no contrato a periodicidade da substituição de computadores, impressoras, servidores etc.

Além disso, as boas empresas de outsourcing de TI firmam parceria com as melhores marcas do mercado, podendo oferecer aos seus clientes o que há de mais moderno e funcional no mundo da informática. 

Outra grande vantagem ao locatário de TI é a redução de gastos com a manutenção de equipamentos. Frequentemente, os contratos de aluguel de informática contemplam mais que máquinas, abrangendo também assistência técnica preventiva e de reparo e outros serviços como substituição periódica de dispositivos, backup e estrutura física e técnica para montagem de servidores etc.

  1. FACILIDADE DE LOGÍSTICA E DE OPERAÇÃO

Quando o assunto é logística e operação, dentro de qualquer departamento de uma empresa, trata-se de um enorme desafio.

Assim, muitas empresas de outsourcing de informática estudam e se dedicam muito ao desenvolvimento de soluções que facilitem os processos de logística e operação envolvendo a área de TI.

A Suprisul, por exemplo, promove:

  • Execução de mudanças, trocas de equipamentos e upgrades de maneira descomplicada.
  • Instalação e upgrade na versão de softwares a qualquer tempo, sem ônus adicional.
  • Padronização e reinstalação de imagem, isto é — a Suprisul instala softwares e os configura de maneira personalizada para as empresas (normalmente, é enviada uma máquina para o cliente e a equipe de TI do próprio contratante customiza este equipamento. O aparelho é devolvido para a Suprisul, que reproduz o padrão em todas as demais máquinas alugadas).
  • Oferta aos clientes uma assistência técnica experiente e especializada, formada por profissionais competentes e com grande know-how na área.
  1. FACILIDADE ADMINISTRATIVA E JURÍDICA

Muitas empresas de outsourcing realizam a gestão integral dos ativos e faz o controle administrativo. Na Suprisul, por exemplo, novos pedidos e atendimento técnico também podem ser realizados de maneira muito simples pelo contratante por meio da Extranet Suprisul.

Em termo jurídicos, os benefícios da locação de equipamentos de TI podem ser:

  • Contratos que permitem o cliente alugar o que precisa para montar uma estrutura de TI, pelo tempo que julgar necessário e até mesmo para necessidades pontuais.
  • Caso seja necessária uma rescisão antes do término do contrato, as multas são, em geral, bem menores, se comparadas às de um leasing, por exemplo. 
  1. REDUÇÃO DE RISCOS

A redução de riscos a partir do aluguel dos equipamentos de informática se dá de diversas maneiras.

Nos contratos da Suprisul, por exemplo, toda a manutenção preventiva das máquinas já está inclusa, além do fornecimento de Backup de 2% do parque total alugado.

Também são realizadas pesquisas de satisfação periódicas a fim de avaliar produtos e serviços oferecidos e assim garantir as expectativas dos clientes sejam atingidas e superadas. 

  1. TEMPO E TRANQUILIDADE PARA FOCAR EM CORE BUSINESS

Por fim, o grande benefício da locação de equipamentos de TI é ter mais tempo para se dedicar ao core business da empresa.

Esta ideia remete a um dos fundamentos difundidos pelo economista Adam Smith, que defendia que, quando uma empresa se concentra em sua atividade fim, incumbindo as demais atividades para terceiros, tem muito mais chances de sucesso! 

COMO FAZER LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE TI COM A SUPRISUL?

Agora que você viu importantes benefício da locação de equipamentos de TI com a Suprisul, pode entrar em contato conosco para fazer uma cotação, caso deseje.

Estamos no mercado desde 1993 e somos hoje uma das principais empresas no setor —oferecendo aos clientes infraestrutura completa e equipe técnica altamente capacitada, além de produtos dos melhores fabricantes de informática.

Para saber sobre o investimento para locação de equipamentos de TI, basta ligar para a Central de Atendimento Suprisul: (11) 5188-8555. Você também pode fazer sua cotação pelo e-mail ‹supricorp@suprisul.com.br› ou pelo nosso formulário de cotação.

Veja também no Blog da Suprisul: