Perguntas que não querem calar na locação de TI

outubro 17, 2023

Um checkpoint técnico para orientar a sua análise.

Perguntas que não querem calar na locação de TI

Em 30 anos de mercado, sempre valorizamos a transparência e clareza com os clientes e parceiros. A pandemia aqueceu o mercado de locação de TI, que conta agora com diversos novos entrantes. Neste cenário, temos percebido um movimento um tanto quanto controverso e que vem impactando diretamente as empresas. Trata-se dos pontos que não são devidamente esclarecidos nas propostas comerciais de locação de equipamentos.

A partir de relatos de diferentes profissionais de TI e Compras do mercado, desenvolvemos um checkpoint técnico que você precisa avaliar nas propostas comerciais que recebe, para não ter surpresas inesperadas no futuro, com seu parceiro de locação de TI.

O checkpoint é composto por perguntas simples que podem orientar sua análise. Nomeamos essas perguntas de “as perguntas que não querem calar”, que tem como respostas #Dicas. São elas:

É preciso ficar de olho em absolutamente tudo o que está e mais ainda, o que não está inserido na sua proposta de locação de TI.

Alguns exemplos são: Se a entrega pode ser realizada em todo o Brasil, se o software de gerenciamento está incluso, se as peças de reposição dos equipamentos estão ou não contempladas, se os equipamentos backup estão previstos, enfim…

Aqui na Suprisul nossos clientes não têm surpresas. Nossas propostas costumam deixar bem claro todos os pontos que estão ou não inclusos.

Um equipamento novo não necessariamente é atual. É possível que fabricantes produzam equipamentos novos, mas com gerações antigas. Nossa dica é reforçar a importância da geração dos equipamentos e nossa percepção é de que muitos players do mercado costumam não colocar modelos e respectivas gerações em suas propostas comerciais. As propostas da Suprisul deixam sempre claras as informações referentes às configurações das máquinas.

É muito importante que as formas de cobrança tanto da entrega quanto da retirada estejam dos equipamentos estejam claras. Hoje, com a popularização do
home office, as empresas que contam com time descentralizado por diferentes lugares do país precisam redirecionar seus equipamentos e, nestes casos, faz-se ainda mais importante esclarecer se o parceiro entrega este serviço de redirecionamento dentro do valor acordado. Nos orgulhamos de ser a primeira empresa que realiza o redirecionamento de máquinas para nossos clientes por todo o Brasil.

A multa interfere na negociação do valor. Algumas empresas colocam preço mais baixo, mas com a multa super alta. Se isto é um ponto importante para o seu negócio, você precisa falar com uma empresa que tem flexibilidade.

Aqui na Suprisul temos planos que se adequam à sua necessidade e estamos sempre abertos a conversar e apresentar as possibilidades.

Alguns fornecedores podem se mostrar inflexíveis para negociar, independentemente de o índice estar muito alto, por exemplo. Um parceiro flexível pode te ajudar e muito. Aqui na Suprisul nosso reajuste é fixado e pode ser repensado, se necessário.

Mesmo fazendo a projeção com antecedência, alguns fornecedores podem não cumprir o prazo de entrega dos equipamentos locados ou até colocar um prazo muito longo que inviabiliza o trabalho dos clientes.

A capacidade da entrega ágil dos equipamentos é muito importante para qualquer empresa que loca pois isto interfere na sua produtividade e suas entregas. Aqui na Suprisul, temos disponibilidade em estoque, o que garante uma maior agilidade na entrega dos equipamentos, sempre que necessário.

Há casos em que os fornecedores exigem o pagamento mesmo antes da entrega dos equipamentos. Na Suprisul o aluguel começa a contar a partir do recebimento dos equipamentos.

A renovação automática de contratos tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre as empresas que oferecem a locação de TI. O que ouvimos dos clientes é que esta prática causa muita dor de cabeça para os clientes. Aqui na Suprisul nosso time convida o cliente para tratar da renovação com a antecedência necessária para que ele possa avaliar junto ao seu time e avançar na renovação quando fizer sentido para o seu desafio de negócio.

Num mundo cada vez mais automatizado, quem nunca pediu para ser atendido por um humano, não é mesmo? Pois os robôs de atendimento invadiram o setor de locação também e não é incomum ouvirmos dos nossos clientes e parceiros que ser atendido por pessoas especializadas em TI e com expertise de relacionamento com o cliente faz toda a diferença. Aqui na Suprisul nosso atendimento humanizado garante o acolhimento que nossos clientes precisam.

Pela nossa experiência e pelo que temos captado com nossos clientes, que muitas vezes chegaram depois de uma surpresa inesperada, praticar estas perguntas garante que você e a sua empresa estejam com todos os dados necessários para a melhor análise de uma proposta de locação de equipamentos.

E, se você quiser contribuir com as nossas dicas de melhores práticas de análise de propostas de locação de TI ou se quiser saber mais sobre como podemos te ajudar com transparência, expertise e bagagem de quem atua há 30 anos no ramo, fale com um de nossos consultores aqui.

Suprisul. É um prazer pensar em TI.

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