Como dimensionar corretamente um servidor storage para a sua empresa?

março 16, 2021

Servidor storage é um equipamento capaz de armazenar e centralizar dados da rede local de sua empresa, tais como documentos, fotos, vídeos e demais informações compartilhadas, mantendo-as disponíveis em local seguro.

Como dimensionar corretamente um servidor storage para a sua empresa?

O aumento do trabalho remoto e o crescente compartilhamento de dados e informações das empresas por vias digitais tem feito muitas organizações buscarem por soluções de armazenamento, garantindo eficiência e mais produtividade em suas rotinas diárias.

Uma destas ferramentas de armazenamento de dados é o servidor storage. Porém, uma dúvida muito frequente nas empresas é entender como dimensionar um servidor storage e assim garantir que ele atenda plenamente as demandas do negócio.

Veja neste artigo o que é um servidor storage e dicas de como proporcionar à sua empresa a solução ideal quando a assunto é armazenamento de dados. Acompanhe!

O QUE É UM SERVIDOR STORAGE?

Antes de entender a melhor maneira de dimensionar um servidor storage, é fundamental compreender do que se trata esta solução.

Um servidor storage é um hardware ligado a outros servidores centrais, por meio de quatro tipos de conectividade:

  • SAS (Serial Attached SCSI);
  • Fibra óptica;
  • ISCSI (Internet Small Computer System Interface);
  • E rede ethernet, usada no NAS (Network Attached Storage).

Essas ligações transportam comandos e dados entre um computador e um dispositivo de destino, com o objetivo final de armazenar dados, mantendo-os disponíveis e em segurança.

Há no mercado uma série de modelos de soluções storage. Os principais deles são:

NAS, DAS e SAN.

Sobre o NAS

NAS é uma abreviação de Network Attached StorageEsta solução nada mais é do que uma rede de servidores conectada em um conjunto de discos com ampla capacidade de armazenamento.

Uma de suas particularidades é o uso de softwares exclusivos para o gerenciamento, o que torna o NAS uma ferramenta muito eficiente. Outro diferencial é que a transferência de todos os arquivos é realizada em nível de arquivo e não em bloco, como nos outros.

Sobre o DAS

A sigla DAS vem de Direct Attached Storage. Bem menos complexo que o NAS, este sistema é qualquer equipamento de armazenamento ligado a uma rede de computadores.

Porém, é importante frisar que ele não utiliza uma conexão de rede, isto é, está ligado diretamente a um computador que faça parte da rede da empresa, servindo como um extensor de armazenamento, sem um sistema operacional próprio.

Uma de suas vantagens é o custo, bem menor se comparado ao das outras soluções. No entanto, não permite a troca de dados com outros equipamentos, fator bastante limitante sobre esta ferramenta.

Sobre o SAN

O termo SAN vem de Storage Area Network. Trata-se da criação de uma rede exclusiva voltada apenas para o armazenamento, utilizando storages e servidores.

Um de seus benefícios é alcançar uma velocidade maior se comparada ao NAS, uma vez que faz uso de uma rede isolada. Normalmente, é criada uma redundância de conexão, garantindo disponibilidade, sem ponto de falha.

5 DICAS DE COMO DIMENSIONAR SERVIDOR STORAGE CORRETAMENTE PARA SUA EMPRESA

5 DICAS DE COMO DIMENSIONAR SERVIDOR STORAGE CORRETAMENTE PARA SUA EMPRESA

Agora que o conceito e os principais sistemas de servidor storage foram apresentados, vamos elencar algumas dicas de como dimensionar servidor storage, garantindo a segurança das informações de seu negócio e melhorando a produtividade de sua empresa.

  1. Planeje a capacidade do storage de acordo com as necessidades do seu negócio.

Ao dimensionar o servidor storage para sua empresa, entenda quais são as reais demandas de seu negócio e a quantidade de espaço (físico e na nuvem) necessária para arquivar todos os dados. Feito isso, ficará mais fácil dimensionar a estrutura ideal de storage para a sua companhia.

  1. Saiba quanto vale cada informação e a partir daí entenda o quanto sua empresa está disposta a pagar pela proteção e acessibilidade a estes dados.

Conhecer a importância das informações a serem armazenadas e os prejuízos contabilizados caso houvesse a perda destes dados, é essencial para entender como dimensionar o servidor storage na sua empresa. Isto também facilitará pensar em quanto se está disposto a investir na solução.

  1. Crie e organize uma política de backup

Ao dimensionar servidor storage para a sua empresa opte sempre pelo processo mais seguro possível. Mas é fundamental ter em mente que problemas podem acontecer e quando houver ocorrências, o negócio deve estar preparado para contê-las. Assim, é muito indicado a toda empresa que crie e organize uma política de backups. Medidas de proteção para os dados de seu negócio nunca são demais.

  1. Elenque todas as áreas que precisam armazenar dados dentro da empresa

Avaliar todas as áreas que precisam armazenar dados importantes no dia a dia de trabalho e que podem se beneficiar com o sistema, é uma medida crucial no momento de dimensionar o servidor storage para o seu negócio.

  1. Defina a prioridade: performance, espaço, segurança ou outros itens

Outra dica preciosa de como dimensionar o servidor storage de um negócio é definindo quais são as prioridades da empresa.

Estas prioridades devem ser o norte, os fatores determinantes no momento de decidir qual o melhor serviço para atender as demandas específicas de sua companhia.

DIMENSIONOU O SERVIDOR STORAGE PARA SUA EMPRESA? CONTE COM A SUPRISUL PARA A LOCAÇÃO DO HARDWARE!

A equipe de TI da sua empresa dimensionou o servidor storage para o seu negócio e chegou o momento de executar este plano?

Entre em contato com a Suprisul, uma empresa de soluções de TI especialista no assunto, pronta para apoiá-lo com o aluguel do servidor.

Central de Atendimento da Suprisul:

(11) 5188-8555 | supricorp@suprisul.com.br | Comunique-se diretamente pelo formulário clicando aqui.

Veja também no Blog da Suprisul: