Por que a economia compartilhada é o futuro?

maio 19, 2021

Neste artigo, você encontrará informações para entender um pouco mais sobre como a economia compartilhada já está presente no nosso cotidiano.

Por que a economia compartilhada é o futuro?

Economia compartilhada é um conceito referente a modelos de negócio que envolvem troca, empréstimo ou aluguel, possibilitando um consumo colaborativo e ampliando o acesso a produtos e serviços.

Neste artigo, trazemos exemplos de como reduzir custos aderindo a essa tendência. Confira!

09 EXEMPLOS QUE PROVAM QUE A ECONOMIA COMPARTILHADA JÁ É UMA REALIDADE EM NOSSAS VIDAS

1. Coworkings

Um modelo de negócio que cresce ao redor do mundo são os coworkings, caracterizados por possibilitar o compartilhamento de espaços e recursos de escritórios por diferentes profissionais e empresas.

Entre os grandes benefícios dessa modalidade de serviço destaca-se a redução nos gastos de estrutura, normalmente, menores se comparados ao de um escritório exclusivo.

Além disso, há vantagens como:

  • Não precisar se preocupar com locação de imóvel e todas as burocracias relacionadas;
  • Todos os móveis e importantes itens de escritório já fazem parte dos pacotes dos coworkings;
  • É uma excelente alternativa ao isolamento vivenciado por muitos profissionais que trabalham no modelo home office;
  • Poder sediar a empresa, muitas vezes, em localizações privilegiadas que favorecem novos negócios, sem ser tão oneroso quanto uma estrutura própria.

Restrições dos Governos Federal e Estadual, ocasionadas pela pandemia de Covid-19, assim como o isolamento voluntário dos coworkers, afetaram o funcionamento desses serviços durante a quarentena.

Por outro lado, as perspectivas futuras são positivas para o mercado de coworking, que tende a ser mais explorado, uma vez que muitas empresas deixaram de ter um local fixo e estão apostando no trabalho remoto.

Assim, os escritórios compartilhados crescem como uma opção para momentos pontuais, em que uma atividade presencial se faz necessária.

2. Sistemas inovadores para locação de carros 

Outro modelo de negócio bem interessante e totalmente alinhado à ideia de economia compartilhada é a locação de carros.

Nem todas as pessoas desejam ou precisam ter um carro à disposição 24 horas por dia. Assim, para atender o público com esse perfil, nasceram as empresas de locação de veículos.

Bastante difundido, esse tipo de serviço é hoje diverso, apresentando variados modelos e conseguindo atingir uma gama de consumidores ainda mais ampla.

Atualmente, por exemplo, é possível realizar a locação de um veículo por hora ou por períodos estendidos, mensais ou anuais.

Entre os aplicativos que oferecem esse serviço, estão:

  • Zazcar

Disponível somente em São Paulo, com a possibilidade de contratar pacote de 12 horas, com valor fixo somado a duas taxas ? por quilômetro e hora adicional. O preço dos pacotes varia conforme o modelo do veículo e o horário da locação.

  • Urbano

Também limitado à capital paulista, tem como vantagem a disponibilização de Home Zones, o que permite o usuário devolver o veículo em diferentes locais.

  • MoObie

Plataforma que se diferencia por conectar proprietários de veículos com pessoas que precisam utilizar um carro temporariamente. Os parceiros da MoObie precisam possuir automóveis com seguro e fabricados a partir de 2008.

Essa modalidade de locação que possibilita alugar um automóvel direto de uma pessoa física ganha cada dia mais espaço.  Nesse caso, o papel da empresa responsável é fazer a mediação entre locador e locatário.

Carro por assinatura
Outra possibilidade para quem quer ter acesso a um veículo sem grandes preocupações é optar por um carro por assinatura.

Esse serviço funciona como um aluguel que pode durar 12, 24, 36 ou 48 meses.  Quanto mais tempo durar o contrato, menor é a mensalidade.

Além disso, quando vai fechar o pacote, o cliente deve definir a quantidade de quilômetros rodados por mês, o que também influencia no valor pago mensalmente.
Como vantagens, o usuário não precisa se preocupar com documentação e tem um veículo reserva à sua disposição em caso de quebra.

Esse serviço é prestado por companhias de locação e grandes empresas do setor automotivo.

3. Locação de mobiliário

Quem vai realizar uma festa, congresso ou feira não precisa investir na compra de móveis como mesas, cadeiras, sofás, armários ou até mesmo eletrodomésticos. Para ter acesso a essa modalidade de economia compartilhada, basta entrar em contato com uma empresa especializada nesse tipo de locação.

Essa opção apresenta um excelente custo-benefício, independentemente do modelo de evento a ser promovido.

4. Time de desenvolvimento

Um time de desenvolvimento é composto por uma equipe multidisciplinar que reúne as habilidades necessárias para desenvolver e incrementar produtos.

Aderir a esse serviço proporciona um bom-custo benefício aliado à eficiência de profissionais especializados, que garantem resultados excelentes.

5. Cozinha para delivery

Você sabia que uma cozinha para delivery também pode ser compartilhada e aumentar os lucros de quem investe nesse segmento?

Essa alternativa permite dividir o aluguel de uma cozinha industrial completa com outros profissionais do ramo alimentício, reduzindo custos.

6. Cuidadores de cães

Os cachorros, cada vez mais, são considerados membros das famílias, que por sua vez, investem no bem-estar de seus bichinhos. Porém, muitos “pais e mães de pet” trabalham fora e não têm muito tempo para oferecer todos os cuidados necessários aos seus cães.

Por esse motivo, atuar como cuidador de cães é uma atividade que vem sendo explorada por profissionais que se deslocam até a casa onde os animais vivem para oferecer cuidados e passeios.

7. Aluguel de guarda-chuva

A instabilidade do clima de algumas cidades também possibilita que empresas lucrem com economia compartilhada. Para isso, elas alugam guarda-chuvas e proporcionam conforto aos seus clientes.

8. Locação de roupas

Casamentos e formaturas exigem roupas adequadas à solenidade, que certamente não serão utilizadas no dia a dia. Por isso, muitas pessoas optam pelo aluguel de trajes a rigor, garantindo elegância e economia.

9. Locaçãode equipamentos de informática

Uma alternativa de economia compartilhada bastante vantajosa e frequente dentro das empresas hoje é a locação de equipamentos de informática. Esse serviço possibilita locar itens como notebooks, tablets, servidores, desktops, entre outros.
As principais vantagens da locação de TI são:

  • Usufruir das melhores tecnologias, sem realizar o alto investimento de uma aquisição.
  • A empresa que loca soluções de informática não retém ou usa o capital para a compra de itens de rápida depreciação.
  • Há uma significativa redução de gastos com manutenção, uma vez os contratos desse tipo de serviço, normalmente, cobrem a assistência técnica e as revisões preventivas dos equipamentos alugados.
  • Não precisar mais se preocupar com manutenções, substituições de produtos e outras demandas tipo, fazendo com que a empresa ganhe tempo para se dedicar ao que realmente importa e fomenta o crescimento do negócio.

PARA O ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA, CONTE COM A SUPRISUL

Após esta leitura, você acredita que economia compartilhada pode beneficiar seu negócio? Quer entender mais sobre o tema e saber como aplicar na prática e no dia a dia da sua empresa?

Entre em contato conosco! Nós, da Suprisul, estamos no mercado desde 1993 e nos orgulhamos de hoje sermos uma das empresas referência nesse setor — oferecendo aos clientes infraestrutura completa e equipe técnica altamente capacitada, além de produtos dos melhores fabricantes de informática. Tudo isso para que a sua empresa continue funcionando perfeitamente e possa expandir os negócios.

Veja também no Blog da Suprisul: