Pesquisa: Uma ferramenta poderosa para aproximar você do seu cliente.

setembro 5, 2018

Inúmeras são as vantagens de ouvir o cliente. Mas abrir o canal de comunicação, sem dúvida, é a primeira delas.

Pesquisa: Uma ferramenta poderosa para aproximar você do seu cliente.

Todos os dias seu cliente é impactado por infinitas ofertas e ainda que tenha feito a escolha por um determinado produto ou serviço, isto não é o bastante para fideliza-lo.

É preciso que a oferta seja aprimorada constantemente e, para isto, entender como o seu cliente se sente, o que pensa e o que faria sua experiência melhor, é fundamental.

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta simples e de baixo investimento para captar as percepções dos seus clientes.

Conheça algumas das situações em que é possível utilizar a pesquisa de satisfação como aliada:

  1. Uma empresa prestadora de serviços precisa dar feedback da qualidade de seus serviços ao contratante: Todos os contratantes hoje estipulam indicadores de qualidade dos serviços contratados e a pesquisa de satisfação é um dos principais, pois garante que os usuários estejam sendo bem atendidos e que qualquer ação possa ser tomada quase que em tempo real pela prestadora que aplica e acompanha os resultados de uma pesquisa de satisfação.
  2. Uma empresa que precisa realizar melhorias em um processo: Os negócios precisam acompanhar a dinâmica do mercado e trabalhar duro para reter seus talentos. Se uma empresa entende que precisa realizar melhorias em um processo, começa identificando sugestões internamente e aplica algumas destas posteriormente, está enviando um recado muito claro aos colaboradores de que sua opinião é valiosa. Valorizar a opinião das pessoas é valorizar as pessoas.
  3. Uma empresa que busca encantar seu cliente: Você pode oferecer um produto incrível, mas se o atendimento for ruim, esta percepção, certamente será também atribuída ao produto. Se você garante um atendimento impecável e mede a satisfação constantemente com uma pesquisa simples e rápida, seu cliente sabe que pode confiar no esforço de monitoramento e ação que certamente será tomada em vista de qualquer situação que o desagrade minimamente. Uma empresa que levantar as sugestões ou opiniões do cliente e tomar ações a partir destas, encantará seus clientes.
  4. Uma empresa que precisa inovar seu produto: Para inovar é preciso estar antenado (a) aos movimentos do mercado, tendências e em busca de um espaço cada vez mais privilegiado na cabeça e no coração dos clientes. Uma empresa que pergunta ao cliente como poderia prover uma melhor experiência, vai receber insights valiosos que certamente servirão de base para inovar e melhorar seu portfólio.
  5. Uma empresa que busca ampliar seu leque de ofertas. Poucas coisas são tão importantes para as pessoas como a facilidade. Com a correria do dia a dia, o tempo é cada vez mais escasso e facilitar a vida do cliente é palavra de ordem para negócios de qualquer setor. Uma empresa que escuta o cliente está atenta às necessidades e pode complementar seu portfólio de produtos e serviços para atender às expectativas do seu mercado e até compor parcerias que facilitem a vida dos clientes.
  6. Um gestor que quer tomar decisões assertivas sobre o negócio. Para que o negócio se mantenha atual é necessário dedicação e investimento. Ainda nos dias de hoje, investimentos em diferentes setores das companhias são realizados sem validação prévia. Uma empresa que valida se o resultado daquele investimento realmente pode trazer resultados positivos está ganhando tempo em comparação com os demais concorrentes.

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