Atendimento Automatizado ou Humanizado

abril 26, 2022

Na era digital, tudo que um robô puder fazer, será feito – mas nada jamais irá substituir o calor de um atendimento humano bem-feito.

Atendimento Automatizado ou Humanizado

Que tipo de cliente é você? Daqueles que preferem o anonimato do atendimento automatizado, que segue as instruções e digita os números de respostas numa boa, ou é do tipo que se irrita porque nunca tem um número certo para o seu problema?

A grande questão é que o avanço tecnológico é um caminho sem volta. Na era da Inteligência Artificial, a tecnologia vai mudar o modo como fazemos as coisas. E se existe uma tarefa sistemática que pode ser substituída por um robô, seja algoritmo ou uma máquina, chegará o momento em que essa tarefa será automatizada.

Tudo isso é porque os computadores fazem cálculos e avaliações de maneira muito mais eficiente que o cérebro humano.

Um estudo divulgado em 2015 pela Universidade de Harvard informa que num futuro não muito distante 70% das profissões que existem hoje serão automatizadas por inteligência artificial, inclusive em profissões como medicina, engenharia e advocacia – e isto já é realidade. A boa notícia é que o elemento humano não pode ser automatizado.

Que características humanas um robô de software inteligente não é capaz de substituir?

Há algumas diferenças entre os tipos de atendimento automatizado, humanizado e hibrido.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

No atendimento humanizado, uma pessoa de verdade interage com você. Há quem diga que dependendo do treinamento que essa pessoa recebeu, melhor seria o robô inteligente. Brincadeiras à parte, este ainda é o tipo de atendimento preferido.

ATENDIMENTO AUTOMATIZADO

No atendimento automatizado, um software inteligente é quem interage com o cliente. As principais perguntas e as soluções possíveis no atendimento remoto são programadas para que o robô resolva todas as questões. Claro que, dependendo do tipo de serviço, ainda há falhas, questões que não foram inseridas na programação do autoatendimento. Mas aos poucos a Inteligência Artificial vai sendo melhor programada pelo elemento humano.

ATENCIMENTO HÍBRIDO

É uma opção interessante que pode resolver questões individuais não previstas pelos programadores do robô do atendimento automatizado. Neste caso, o cliente entra em contato e a Inteligência Artificial faz uma triagem sobre o assunto a ser resolvido e direciona para o atendente humano listado para atender àquela questão específica.

ATENDIMENTO PRESENCIAL

Claro que nada substitui o olho no olho, o aperto de mão, sentir a energia do calor humano. O atendimento presencial sempre será a melhor forma de relacionamento. Contudo, em nossos dias, com a oferta de serviços locais sem fronteiras, via internet, as videochamadas e o telefone ganham cada vez mais força e qualidade, encurtando distâncias e agilizando a resolução de problemas e tomadas de decisões em reuniões com pessoas de qualquer lugar do mundo, sem que seja preciso alguém pegar um avião para que a reunião aconteça. Até mesmo a assinatura de um contrato já possui uma versão digital como Serasa (e-CNPJ) e da Adobe Signature.

Na Suprisul, os clientes encontram um atendimento ágil, eficaz e personalizado. Isto é fundamental, pois todo cliente quer ser ouvido e ter o seu problema resolvido com eficácia. A qualidade do atendimento Suprisul é um dos seus maiores diferenciais de mercado, e será sempre assim.

A Suprisul faz questão de destacar que em meio a tanta tecnologia para resolver os problemas de seus clientes, são as pessoas que sempre cuidarão dos interesses do cliente na Suprisul. Afinal, profissionalismo, praticidade, excelência e comprometimento são alguns dos valores da empresa, para que seus clientes sempre tenham uma ótima experiência, com a tranquilidade e a certeza de que seus problemas serão resolvidos.

Certas habilidades humanas um robô jamais será capaz de imitar. Por isso, na Suprisul, tem sempre alguém – de verdade – pensando em TI.

Veja também no Blog da Suprisul: