Aluguel de Notebook: Qual modelo escolher na hora de contratar essa modalidade de serviço?

junho 25, 2021

O aluguel de notebook pode ser uma solução muito vantajosa para sua empresa. Mas, para isso, é necessário escolher o equipamento ideal para suprir suas demandas. Confira nossas dicas sobre esse assunto.

Aluguel de Notebook: Qual modelo escolher na hora de contratar essa modalidade de serviço?

O aluguel de notebook pode ser mais desafiador do que parece, afinal, são centenas de opções de modelos e detalhes que nem todo mundo sabe muito bem o que significam: processador, memória RAM, armazenamento, tamanho e resolução de tela, placa de vídeo… cada uma dessas características tem uma importância na hora de escolher um notebook.

Neste artigo, mostraremos um pouco desse mundo da configuração para lhe auxiliar na hora da locação de notebook. Acompanhe!

PONTOS IMPORTANTES NA HORA DE REALIZAR ALUGUEL DE NOTEBOOK

1. ENTENDER BEM A SUA NECESSIDADE PARA FAZER A MELHOR ESCOLHA
É preciso entender bem a necessidade da empresa e a real utilização do usuário final, pois existe uma grande variedade de equipamentos no mercado, com diferentes funcionalidades.

O responsável pelo dimensionamento deve ter bom senso para não inviabilizar o projeto.

Esse dimensionamento é importante para evitar gastos desnecessários com equipamentos caros demais para trabalhos que poderiam ser feitos por máquinas mais em conta. Ou o inverso.

2. COMPREENDER BEM AS CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO QUE SERÁ ALUGADO

Aluguel de Notebook: Qual modelo escolher na hora de contratar essa modalidade de serviço?

É na avaliação destes itens que muita gente se atrapalha no aluguel de notebook. Por isso, fique atento:

Processador

O processador é considerado o cérebro do computador e coordena cada ação desse equipamento. A velocidade na qual seu sistema executa os programas e carrega páginas é, em parte, responsabilidade do processador.

Sendo assim, existem os modelos mais simples como o Intel Core i3, criados para as tarefas do dia a dia, tais como apresentar slides, navegar na internet e utilizar o Word para editar textos, entre outras.

Já as pessoas que utilizam o notebook para efetuar tarefas um pouco mais complexas, como edições simples de fotos e vídeos, trabalhar com planilhas um pouco mais pesadas, precisam de um processador intermediário, como é o caso do Intel Core i5. Por ser um processador intermediário, ele é o mais escolhido porque possui boa performance geral tanto em tarefas comuns quanto nas mais pesadas.

Por fim, determinadas tarefas exigem modelos avançados, de maior performance, como o Intel Core i7. Essa opção é a recomendada para profissionais que editam vídeos mais pesados, trabalham com planilhas complexas, fazem projetos com programas de engenharia com edição 3D como Autocad, usuários que precisam de performance máxima.

Memória RAM

Em geral, quanto mais memória RAM tem o seu notebook, melhor. Pensando em custo-benefício, deve-se avaliar quais aplicativos serão utilizados por usuário ou por área e dimensionar a quantidade de memória ideal para a execução das tarefas. Para uma máquina com sistema operacional Windows 10 Professional, o mínimo sugerido é 4 GB de memória.

HD

Para o armazenamento de informações, há duas opções: SSD, mais caros, mas com muito mais performance; ou HD, mais baratos, normalmente com maior capacidade de armazenamento, porém com performance bastante inferior quando comparado ao SSD. Tudo vai depender da quantidade de espaço e de performance que o usuário precisar.

Placa de vídeo

É o hardware responsável pelo processamento gráfico. Se a empresa lida com edição de imagens e vídeos, aplicações gráficas pesadas como Autocad, projetos multimídia, pode optar por alugar notebooks com placas de vídeo dedicadas. Elas garantem uma performance muito melhor se comparadas às placas integradas do processador. Mas se o caso for a execução de tarefas comuns do dia a dia, as placas integradas possuem performance mais que suficiente.

Tamanho e resolução de tela

Em relação ao tamanho da tela, você deve escolher aquela que for mais adequada às suas necessidades. Para quem se locomove bastante com a máquina, pode optar por uma tela menor, visto que o tamanho do equipamento acompanha o tamanho da tela, então, será um equipamento mais leve. As telas maiores facilitam a utilização, mas os equipamentos com essas telas serão mais pesados.

Quanto à resolução da tela, quanto maior a resolução, mais definida será a imagem exibida. Então, se você gosta de alta definição ou precisa de alta definição para executar suas atividades, opte por modelos com resoluções maiores, como full HD (1080p). Caso contrário, telas HD (720p) já lhe atenderão bem.

COMO É PRECIFICADO O ALUGUEL DE NOTEBOOK?

Aluguel de Notebook: Qual modelo escolher na hora de contratar essa modalidade de serviço?

Agora que você tirou suas dúvidas sobre a configuração do equipamento ideal para a performance que necessita, já pode entender que o valor do aluguel varia conforme o modelo desejado. Além disso, a tendência é que o valor da locação para prazos maiores tenha um melhor custo-benefício.

É importante frisar que o aluguel do notebook é vantajoso, pois envolve todo o serviço de manutenção incluso, que propicia uma redução de gastos, além da possibilidade de trocar o equipamento no término do contrato, evitando ficar amarrado a equipamentos desatualizados.

ALUGUEL DE NOTEBOOK É COM A SUPRISUL

Responsabilidade Social

Essas dicas vão ajudá-lo a escolher um equipamento que atenda às suas necessidades. Mas você também pode contar com a ajuda da equipe Suprisul para escolher a melhor ferramenta de trabalho para o seu negócio.

Basta ligar para a Central de Atendimento Suprisul, fazer sua cotação por e-mail ou pelo formulário de cotação.

(11) 5188-8555. – supricorp@suprisul.com.br

Veja também no Blog da Suprisul: