A importância dos parceiros estratégicos em cada fase da sua startup

agosto 21, 2019

Soluções inovadoras, repetitivas e escaláveis caracterizam as startups.

A importância dos parceiros estratégicos em cada fase da sua startup

Startups são caracterizadas pela inovação da solução que oferecem, seja serviço ou produto, geralmente de base tecnológica e que consegue atingir a equação de custos menores e processos mais ágeis.

O número de startups no Brasil mais que dobrou nos últimos anos e registra mais de 10.000 startups segundo a Abstartups. Cerca de metade destas estão concentradas na região sudeste.

A jornada do (a) empreendedor (a) de uma startup não é simples e passa por muitos passos, mas vale destacar 4 momentos entre a inspiração e a escala, em que faz-se importante contar com parceiros do ecossistema que vão desde o time da startup, passando por fornecedores, programas de apoio e até financiadores. Destacamos abaixo alguns destes parceiros relacionando-os com os estágios:

1. Ideação:
Nesta fase inicial a solução começa a ser elaborada, o público identificado e a relevância validada.
Parceiros: Sócios (as), Equipe e Programas de Aceleração.

2. MVP (Produto Mínimo Viável) e validação:
Formatação de um protótipo ou a versão mais simples, que exige menos tempo para ser criada e oferecida. A partir do feedback do mercado a solução deve ser aprimorada e/ou ajustada.
Parceiros: Programas de Aceleração, Crowdfunding e Investidores Anjo.

3. Vendas
Neste estágio acontecem as primeiras vendas e o negócio persegue a escala.
Parceiros: Programas de Aceleração e Financiadores.

4. Tração
Aqui o lucro inicial começa a ser gerado e o negócio ganha tração com receitas crescentes.
Parceiros: Fundos, Venture Capital e fornecedores que possam apoiar a operação.

Nesta fase, as startups que por sua natureza possuem processos mais ágeis, começam a atrair mais pessoas para o time e ampliar sua carteira. Surge então, a necessidade de fortalecer os processos internos. Para isso, é necessário contar com parceiros que atendam a estes processos de forma a suportar sua operação.

É neste momento que a locação de equipamentos de TI torna-se uma excelente alternativa para suportar a operação, garantindo qualidade e agilidade que a startup precisa.

Se você lidera uma startup ou o desafio de apoiar a operação de uma startup de qualquer segmento, acione aqui nosso time de negócios e saiba como potencializar a sua operação, seja na locação de notebooks, servidores ou desktops.

Veja também no Blog da Suprisul: